O Colégio

HISTÓRICO

O Colégio Evangélico Martin Luther nasceu a partir do Jardim de Infância fundado em 1952 pela OASE ( Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) da Comunidade Evangélica Martin Luther de Marechal Cândido Rondon. Em 1961 é oficializada a escola Martin Luther de 1ª a 4ª séries. A partir de 1978 a escola é mantida e administrada pela ASSEAMAL ( Associação Educacional e Assistencial Martin Luther), uma associação civil e sem fins lucrativos.Em 1982 foi implantado o Ensino de 1º Grau e em 1993 o de 2º Grau. Com seus 46 anos de existência, o Colégio Evangélico Martin Luther é uma das instituições de ensino mais tradicionais de reconhecida qualidade pedagógica do OESTE do Paraná. O colégio Martin Luther integra hoje a Rede Sinodal de Educação, que é identificada com os princípios da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

MISSÃO

A missão do Colégio Evangélico Martin Luther é proporcionar ao aluno formação integral através da interação dos sujeitos promover a cultura e a participação social baseada em princípios éticos cristãos.

FILOSOFIA

A filosofia educacional do nosso colégio entende o ser humano como sendo um ser complexo e único. Nosso projeto pedagógico é fundamentado nisso, e procura respeitar e valorizar as diversas potencialidades individuais dos alunos, levando em consideração aspectos biológicos, sociais, psicológicos e culturais. O objetivo é formar um cidadão que possa pensar por si próprio e ser eticamente comprometido.

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS

O Colégio Evangélico Martin Luther assume os princípios pedagógicos da Rede Sinodal de Educação que estão classificados em quatro dimensões:

A) Dimensão Institucional
A identidade luterana ( IECLB) caracteriza-se pelo diálogo entre a pedagogia e a teologia, assim como pela leitura da realidade, procurando tornar o fazer pedagógico um ato educativo marcado pelo espírito cristão. Como decorrência desse pressuposto, as decisões pedagógicas devem ser permeadas por princípios humanistas, compreendidos como respeito à pessoalidade e à individualização no ambiente escolar, à valorização das idéias e da pluralidade cultural, religiosa e social e ao processo interativo entre os diferentes atores do contexto escolar ( Textos Orientadores Para a Educação Evangélico- Luterana ( pg. 28)

B) Dimensão dos Conhecimentos

Essa Dimensão concebe a educação como:
A) Integral, porquê vê o ser humano como um todo, respeitando-o como sujeito histórico e relacional;
B) Integradora, porque respeita, contextualiza e inter-relaciona diferentes saberes e conhecimentos;
C) Integrada, porque está aberta para a diversidade e a multiciplidade.

Essa concepção está baseada em uma visão pedagógica que desenvolve o senso crítico, a autonomia de pensamento, a ética, a responsabilidade, a solidariedade e a criatividade na construção das diferentes áreas do saber. (Textos Orientadores Para a Educação Evangélico- Luterana ( pg. 29)

D) Dimensão Relacional

A dimenção relacional implica uma postura dialógica de aceitação mútua e do princípio da inclusão, independentemente de credo religioso, de condições físicas, de capacidade de aprendizagem, de diferenças etno-sócio-econômicas.

E) Dimensão Metodológica

A dimensão metodológica, alicerçada por um ser, um pensar e um fazer interdisciplinar, concebe a construção do conhecimento por meio de ações e decisões cooperativas e coletivas, considerando a diversidade de saberes e o espaço-tempo de cada pessoa e de cada grupo.
O trabalho interdisciplinar acontece através de projetos e de pesquisas educacionais, visando ao desenvolvimento das sensibilidades, do senso crítico e da criatividade, com o intuito de colaborar na construção de uma sociedade inclusiva, justa, fraterna, democrática e solidária.

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